Entre vivências e experiências na formação continuada de professores: as impressões do programa pró-letramento no Rio Grande do Sul

  • Helenise Sangoi Antunes Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
  • Cinthia Cardona de Ávila Colégio Marcopolo
  • Graziela Franceschet Farias PPGE/UFSM
  • Thaís Virgínea Borges Marchi Colégio Riachuelo

Resumen

O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB) têm focado a atenção na formação continuada de Professores nos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental por meio de políticas públicas de incentivo, tal como se apresenta o Programa Pró-Letramento. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do trabalho realizado por 12 meses no Estado do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Santa Maria, que atendeu a 94 Municípios e suas respectivas Secretarias Municipais de Educação, consolidando a formação de 101 Professores Tutores e 1.473 Professores Cursistas. No decorrer deste período, formou-se uma Coordenação Institucional e uma Equipe Técnica e Pedagógica que incentivou  Professores Tutores para a realização de um trabalho comprometido, dinâmico, diferenciado e qualificado, procurando entender os casos particulares e pontuais de cada Professor Cursista. Ao longo das quatro etapas de formação presencial com os Professores Tutores do Programa, priorizou-se a construção de uma relação dialógica, orientando-as para o fortalecimento do Programa em cada Município, o que vem ao encontro do objetivo do Programa proposto pelo Ministério da Educação, que é o incentivo da formação continuada nas escolas. Apesar da falta de apoio de algumas Secretarias Municipais de Educação ao trabalho dos professores, menciona-se o comprometimento e a permanência dos Professores Tutores no Programa, por  perceberem que  iniciativas  como esta tem o intuito de aperfeiçoar a formação inicial, visto que o Brasil ainda sente os reflexos da mudança que exige a formação superior para exercer a docência.

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Biografía del autor/a

Helenise Sangoi Antunes, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria
Prof.ª Dr.ª PPGE/UFSM
Cinthia Cardona de Ávila, Colégio Marcopolo
Prof.ª Ms. Colégio Marcopolo
Graziela Franceschet Farias, PPGE/UFSM

Prof.ª Ms., Doutoranda do PPGE/UFSM e Bolsista CAPES/FAPERGS

Thaís Virgínea Borges Marchi, Colégio Riachuelo
Prof.ª Ms. Colégio Riachuelo
Publicado
2012-09-07
Cómo citar
Antunes, H. S., Ávila, C. C. de, Farias, G. F., & Marchi, T. V. B. (2012). Entre vivências e experiências na formação continuada de professores: as impressões do programa pró-letramento no Rio Grande do Sul. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 55-65. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.16992
Sección
Artigos