Entre vivências e experiências na formação continuada de professores: as impressões do programa pró-letramento no Rio Grande do Sul
Resumen
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB) têm focado a atenção na formação continuada de Professores nos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental por meio de políticas públicas de incentivo, tal como se apresenta o Programa Pró-Letramento. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do trabalho realizado por 12 meses no Estado do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Santa Maria, que atendeu a 94 Municípios e suas respectivas Secretarias Municipais de Educação, consolidando a formação de 101 Professores Tutores e 1.473 Professores Cursistas. No decorrer deste período, formou-se uma Coordenação Institucional e uma Equipe Técnica e Pedagógica que incentivou Professores Tutores para a realização de um trabalho comprometido, dinâmico, diferenciado e qualificado, procurando entender os casos particulares e pontuais de cada Professor Cursista. Ao longo das quatro etapas de formação presencial com os Professores Tutores do Programa, priorizou-se a construção de uma relação dialógica, orientando-as para o fortalecimento do Programa em cada Município, o que vem ao encontro do objetivo do Programa proposto pelo Ministério da Educação, que é o incentivo da formação continuada nas escolas. Apesar da falta de apoio de algumas Secretarias Municipais de Educação ao trabalho dos professores, menciona-se o comprometimento e a permanência dos Professores Tutores no Programa, por perceberem que iniciativas como esta tem o intuito de aperfeiçoar a formação inicial, visto que o Brasil ainda sente os reflexos da mudança que exige a formação superior para exercer a docência.
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