CAUSAS DA EVASÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

  • Maria de Fátima Bruno-Faria UNB
  • Angélica Lopes Franco UBN

Resumen

O presente artigo analisa as causas da evasão em um curso piloto de graduação na modalidade a distância, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.  Evasão foi compreendida como  a desistência definitiva do aluno em qualquer etapa do curso, por abandono, a pedido ou  por rendimento acadêmico insuficiente. O curso foi ofertado para alunos de duas regiões distintas do país: Distrito Federal (DF) e região norte.  Foi realizada pesquisa quantitativa a partir da análise de documentos e levantamento de dados (survey) para avaliar a evasão dos alunos do DF. A pesquisa documental abrangeu todos os alunos do DF.  O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação do instrumento denominado “Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância”,  uma versão validada por Almeida (2007) do  questionário  construído e validado por Moura-Walter (2006),  considerados como fatores que influenciam a evasão em cursos a distância. A amostra final foi composta por 39 alunos do DF que se evadiram do curso. Os resultados da pesquisa documental  apontaram 225  (36,23%)  alunos evadidos, sendo o principal motivo da evasão o rendimento acadêmico e a evasão ocorreu essencialmente nos primeiros semestres do Curso.  Com o levantamento de dados pode-se  perceber a necessidade de maior atenção às dificuldades de adaptação ao estudo a distância e ao planejamento e suporte social  ao estudo. Dentre os resultados, destaca-se que  o abandono é a principal causa da evasão e que está associado ao baixo desempenho nas disciplinas do curso por motivos diversos.

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Biografía del autor/a

Angélica Lopes Franco, UBN
Aluna do curso de Administração de Empresas da Universidade de Brasília
Publicado
2012-09-01
Cómo citar
Bruno-Faria, M. de F., & Franco, A. L. (2012). CAUSAS DA EVASÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 43-56. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18487
Sección
Artigos