CAUSAS DA EVASÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
Résumé
O presente artigo analisa as causas da evasão em um curso piloto de graduação na modalidade a distância, vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Evasão foi compreendida como a desistência definitiva do aluno em qualquer etapa do curso, por abandono, a pedido ou por rendimento acadêmico insuficiente. O curso foi ofertado para alunos de duas regiões distintas do país: Distrito Federal (DF) e região norte. Foi realizada pesquisa quantitativa a partir da análise de documentos e levantamento de dados (survey) para avaliar a evasão dos alunos do DF. A pesquisa documental abrangeu todos os alunos do DF. O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação do instrumento denominado “Comportamentos e Atitudes do Aluno em Relação a Cursos a Distância”, uma versão validada por Almeida (2007) do questionário construído e validado por Moura-Walter (2006), considerados como fatores que influenciam a evasão em cursos a distância. A amostra final foi composta por 39 alunos do DF que se evadiram do curso. Os resultados da pesquisa documental apontaram 225 (36,23%) alunos evadidos, sendo o principal motivo da evasão o rendimento acadêmico e a evasão ocorreu essencialmente nos primeiros semestres do Curso. Com o levantamento de dados pode-se perceber a necessidade de maior atenção às dificuldades de adaptação ao estudo a distância e ao planejamento e suporte social ao estudo. Dentre os resultados, destaca-se que o abandono é a principal causa da evasão e que está associado ao baixo desempenho nas disciplinas do curso por motivos diversos.Téléchargements
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Publiée
2012-09-01
Comment citer
Bruno-Faria, M. de F., & Franco, A. L. (2012). CAUSAS DA EVASÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 43-56. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18487
Numéro
Rubrique
Artigos
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