ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MENTAIS E OS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

  • Karen Hyelmager Gongora Bariccatti UTFPR
  • Rosely Palermo Brenelli UNICAMP

Resumen

A presente pesquisa analisou as estratégias de resolução de cálculos mentais de adições e de subtrações, em estudantes que cursavam a terceira e a quinta série do Ensino Fundamental. Além disso, fundamentada no construtivismo de Jean  Piaget, identificou níveis de construção das operações aritméticas, em situações que envolviam igualação de quantidades e construção de diferenças (interdependências entre adições e subtrações), o que possibilitou, então, verificar as relações entre as estratégias de resolução de cálculos e os níveis de construção das operações aritméticas. Os participantes desta pesquisa foram estudantes de escolas municipais e estaduais da cidade de Toledo-PR, totalizando vinte alunos da terceira série e vinte alunos da quinta série. Após a análise qualitativa e quantitativa dos dados, pode-se afirmar a correlação entre a resolução dos cálculos mentais e os níveis de construção das operações de adição e subtração. Assim, os estudantes que apresentaram níveis mais avançados nas provas piagetianas, alcançaram mais acertos nas resoluções e o uso de estratégias mais elaboradas. Tais resultados foram identificados como independentes da série dos estudantes e dependentes dos níveis cognitivos. Finaliza-se com as implicações educacionais do estudo que visa resgatar a importância do cálculo mental, fato pouco considerado em propostas curriculares do oeste do Paraná.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Karen Hyelmager Gongora Bariccatti, UTFPR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, operações aritméticas, tecnologia e ensino.
Rosely Palermo Brenelli, UNICAMP
possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo de regras, educação, aprendizagem e psicologia da educação.
Publicado
2012-09-01
Cómo citar
Bariccatti, K. H. G., & Brenelli, R. P. (2012). ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MENTAIS E OS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 67-76. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18489
Sección
Artigos