ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MENTAIS E OS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
Abstract
A presente pesquisa analisou as estratégias de resolução de cálculos mentais de adições e de subtrações, em estudantes que cursavam a terceira e a quinta série do Ensino Fundamental. Além disso, fundamentada no construtivismo de Jean Piaget, identificou níveis de construção das operações aritméticas, em situações que envolviam igualação de quantidades e construção de diferenças (interdependências entre adições e subtrações), o que possibilitou, então, verificar as relações entre as estratégias de resolução de cálculos e os níveis de construção das operações aritméticas. Os participantes desta pesquisa foram estudantes de escolas municipais e estaduais da cidade de Toledo-PR, totalizando vinte alunos da terceira série e vinte alunos da quinta série. Após a análise qualitativa e quantitativa dos dados, pode-se afirmar a correlação entre a resolução dos cálculos mentais e os níveis de construção das operações de adição e subtração. Assim, os estudantes que apresentaram níveis mais avançados nas provas piagetianas, alcançaram mais acertos nas resoluções e o uso de estratégias mais elaboradas. Tais resultados foram identificados como independentes da série dos estudantes e dependentes dos níveis cognitivos. Finaliza-se com as implicações educacionais do estudo que visa resgatar a importância do cálculo mental, fato pouco considerado em propostas curriculares do oeste do Paraná.Downloads
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Pubblicato
2012-09-01
Come citare
Bariccatti, K. H. G., & Brenelli, R. P. (2012). ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MENTAIS E OS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 67-76. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18489
Fascicolo
Sezione
Artigos
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