ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MENTAIS E OS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

  • Karen Hyelmager Gongora Bariccatti UTFPR
  • Rosely Palermo Brenelli UNICAMP

Abstract

A presente pesquisa analisou as estratégias de resolução de cálculos mentais de adições e de subtrações, em estudantes que cursavam a terceira e a quinta série do Ensino Fundamental. Além disso, fundamentada no construtivismo de Jean  Piaget, identificou níveis de construção das operações aritméticas, em situações que envolviam igualação de quantidades e construção de diferenças (interdependências entre adições e subtrações), o que possibilitou, então, verificar as relações entre as estratégias de resolução de cálculos e os níveis de construção das operações aritméticas. Os participantes desta pesquisa foram estudantes de escolas municipais e estaduais da cidade de Toledo-PR, totalizando vinte alunos da terceira série e vinte alunos da quinta série. Após a análise qualitativa e quantitativa dos dados, pode-se afirmar a correlação entre a resolução dos cálculos mentais e os níveis de construção das operações de adição e subtração. Assim, os estudantes que apresentaram níveis mais avançados nas provas piagetianas, alcançaram mais acertos nas resoluções e o uso de estratégias mais elaboradas. Tais resultados foram identificados como independentes da série dos estudantes e dependentes dos níveis cognitivos. Finaliza-se com as implicações educacionais do estudo que visa resgatar a importância do cálculo mental, fato pouco considerado em propostas curriculares do oeste do Paraná.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Karen Hyelmager Gongora Bariccatti, UTFPR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, operações aritméticas, tecnologia e ensino.
Rosely Palermo Brenelli, UNICAMP
possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogo de regras, educação, aprendizagem e psicologia da educação.
Pubblicato
2012-09-01
Come citare
Bariccatti, K. H. G., & Brenelli, R. P. (2012). ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MENTAIS E OS NÍVEIS DE CONSTRUÇÃO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(3), 67-76. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i3.18489
Sezione
Artigos