A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais
Resumen
A educação inclusiva destaca-se enquanto elemento desafiador na democratização do ensino e na garantia do direito do aluno com necessidades educacionais especiais (NEEs). O presente estudo teve como objetivo investigar a prática pedagógica de um grupo de professores do ensino regular junto aos alunos com NEEs, a partir do conhecimento das condições de ensino, formação desses professores e da parceria com os serviços da educação especial. Este trabalho contou com a participação de 17 professoras, com média de idade de 30 anos, que lecionavam em escolas de ensino regular, e que tinham em suas salas alunos com NEEs. O contato com os participantes deu-se por meio de uma atividade de ensino, pesquisa e extensão, que ocorreu na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. As professoras responderam um questionário, composto por 10 questões abertas, sendo quatro relacionadas à formação e seis sobre a sua experiência quanto ao processo de inclusão escolar. Os relatos evidenciaram: a carência nos conteúdos específicos da educação especial, a insuficiência do número de professores da educação especial paraatender à demanda de alunos com NEEs, a necessidade de investigar como a avaliação tem sido concebida e implementada no contexto da educação inclusiva. Por outro lado, a maioria dos professores investigados realiza adaptações curriculares, e aponta benefícios na sua relação com o professor da educação especial.Descargas
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Publicado
2012-09-07
Cómo citar
Campos, J. A. de P. P., Duarte, M., & Cia, F. (2012). A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 19-24. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18545
Número
Sección
Artigos
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