Interatividade e transposição didática com recursos do Moodle: uma proposta de critérios de análise

  • Ulisses Azevedo Leitão Universidade Federal de Lavras
  • Anamelea de Campos Pinto Universidade Federal de Alagoas

Résumé

O presente artigo tem por objetivo estudar os recursos educacionais disponíveis no ambiente Moodle, analisando-os do ponto de vista de sua interatividade e de suas possibilidades pedagógicas, a partir do referencial da Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard. Uma Escala de Interatividade é proposta visando a sistematizar critérios que permitam maior clareza na avaliação de atividades de Educação a Distância, classificando-as pelos seus respectivos graus de interatividade. Ao propor um refinamento a definição desse conceito, a escala possui uma maior operacionalidade em relação a definições que restrinjam a sua aplicação exclusivamente em termos binários (sim/não, interativo/não interativo), como as apresentadas até o momento na literatura. Utilizando a metodologia proposta, realizamos uma análise de alguns recursos e atividades presentes no ambiente Moodle. Um segundo eixo de avaliação das atividades e dos recursos do Moodle é definido na perspectiva da Teoria de Transposição Didática define, apontando para a necessidade de coligir a intenção didática com o grau de transposição necessária ao processo didático. Os resultados preliminares apontam para a diversidade de graus de interatividade e diferentes possibilidades de transposição didática existentes no Moodle, fato que deve ser levado em consideração durante a produção dos materiais didáticos no momento da implementação de cursos a distância.

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Bibliographies de l'auteur

Ulisses Azevedo Leitão, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Física pela Universität Duisburg,
Alemanha, Universidade Federal de Lavras

Anamelea de Campos Pinto, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa
Catarina, Universidade Federal de
Alagoas/CEDU/PPGE/PPGECIM

Publiée
2014-05-05
Comment citer
Leitão, U. A., & Pinto, A. de C. (2014). Interatividade e transposição didática com recursos do Moodle: uma proposta de critérios de análise. Teoria E Prática Da Educação, 16(1), 57-70. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i1.23763
Rubrique
Artigos