O lugar da Educação a Distância no Plano Nacional de Educação (2011-2020)
Resumen
Este estudo visa a refletir sobre o lugar destinado à Educação a Distância (EAD) no Plano Nacional de
Educação (PNE) 2011-2020. A partir da discussão dos aspectos históricos e legais da EAD no Brasil,
buscamos compreender qual seu papel na nossa sociedade. A análise do projeto de lei do PNE (2011-2020)
em comparação com o Documento Final da Conferência Nacional de Educação (Conae) permite entendermos
qual é o espaço destinado à modalidade de EAD em um documento de tamanha importância, visto que é por
meio deste que nos próximos dez anos a educação de nosso país será projetada. Concluímos que no projeto
de lei do PNE (2011-2020) a EAD aparece de forma difusa dentre as estratégias e se concentra na formação
de jovens, na educação no campo e na pós-graduação stricto senso, sem fazer menção ao Ensino Superior.
Consideramos que o impacto dessa escolha poderá ser muito prejudicial para a democratização da educação
no nosso país.
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