<b>Aprendizagem da docência no contexto da educação de jovens e adultos

  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Claudia Martins Fighera Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Este artigo busca discutir a formação do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É resultado dos estudos realizados no grupo de pesquisa Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior (GPFOPE), mais especificamente, no projeto Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a Educação Básica e Superior; e no projeto Cultura escrita: inovações metodológicas na escola. Remete-nos ao aprofundamento de temáticas que perfazem a constituição do ser professor, bem como aportes teóricos voltados à Educação de Jovens e Adultos. Os estudos de Bolzan (2002; 2007), Zeichner (1993), Marcelo Garcia (1999) e Isaia (2006) são referências substanciais para as nossas reflexões e análises acerca dos estudos que perfazem a aprendizagem do ser professor. As obras de autores como Paiva (2009) e Freire (1996) são algumas das nossas bases teóricas nos estudos sobre a EJA. Destacamos a necessidade de uma formação inicial e continuada, tendo em vista que o público da EJA apresenta especificidades que, quando entendidas, levarão a uma melhor compreensão do que consiste a Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Cómo citar
Santos, E. A. G. dos, Fighera, A. C. M., & Bolzan, D. P. V. (1). <b&gt;Aprendizagem da docência no contexto da educação de jovens e adultos. Teoria E Prática Da Educação, 17(1), 131-138. https://doi.org/10.4025/tpe.v17i1.27726
Sección
Artigos