<b>Aprendizagem da docência no contexto da educação de jovens e adultos
Resumo
Este artigo busca discutir a formação do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É resultado dos estudos realizados no grupo de pesquisa Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior (GPFOPE), mais especificamente, no projeto Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a Educação Básica e Superior; e no projeto Cultura escrita: inovações metodológicas na escola. Remete-nos ao aprofundamento de temáticas que perfazem a constituição do ser professor, bem como aportes teóricos voltados à Educação de Jovens e Adultos. Os estudos de Bolzan (2002; 2007), Zeichner (1993), Marcelo Garcia (1999) e Isaia (2006) são referências substanciais para as nossas reflexões e análises acerca dos estudos que perfazem a aprendizagem do ser professor. As obras de autores como Paiva (2009) e Freire (1996) são algumas das nossas bases teóricas nos estudos sobre a EJA. Destacamos a necessidade de uma formação inicial e continuada, tendo em vista que o público da EJA apresenta especificidades que, quando entendidas, levarão a uma melhor compreensão do que consiste a Educação de Jovens e Adultos.
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