O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES\SUPERDOTAÇÃO DIANTE DO ‘MESTRE IGNORANTE’
Resumen
Este artigo refere-se ao trabalho desenvolvido na sala de enriquecimento curricular de ciências da natureza que atende alunos com altas habilidades/superdotação. A referida sala é um serviço especializado ofertado pelo Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação em Campo Grande-MS (NAAH/S-CG). Mediante a solicitação de depoimentos escritos dos alunos, o objetivo foi tecer reflexões para entender os dilemas e experiências vividas por estes, bem como as ações docentes que se legitimam como aquelas que contemplam a diversidade. Intentou-se também tecer considerações sobre a prática formativa do professor, tendo em vista a proposta de inclusão escolar em curso. De posse das declarações dos participantes da pesquisa, iniciou-se uma viagem pelas trilhas da incerteza; fiando reflexões acerca das narrativas desenvolvidas por seis alunos/as sendo, cinco frequentadores do NAAH/S e uma egressa. As narrativas foram escritas e coletadas durante o primeiro semestre do ano de 2014. Considerou-se que os educandos perceberam a importância das atividades desenvolvidas na sala como recurso intelectual estimulante ao exercício do raciocínio científico. Ponderou-se, ainda, que as escolas ainda não se encontram plenamente preparadas para trabalhar as diferenças (biológicas, sociais, culturais) dos estudantes com altas habilidades. Desse modo, a diferença é tomada como um dos principais empecilhos para a implantação de um ensino com qualidade e respeito à dignidade humana. Finalmente foi percebido que o professor, tal como O mestre ignorante, de Rancière (2002), encontra-se como um emancipado e emancipador das inteligências, pois quando mestre e discípulos têm vontade de aprender, ambos se (re)constroem e se (re)constituem em sua formação.
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