POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE SUA EFETIVAÇÃO NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS

  • Cristina Cerezuela Secretaria de Estado da Educação
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação Básica, Políticas de Educação Inclusiva, Teoria Histórico-Cultural, Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Resumo

O presente texto tem como objeto de estudo a efetivação da política nacional da educação inclusiva. Os dados apresentados são resultados de duas etapas de pesquisa: a primeira, refere-se à aplicação de um questionário a 889 docentes da educação básica das 27 unidades federativas do Brasil; e, a segunda, compreende um estudo de campo com observação direta das atividades e entrevista semiestruturada com educadores de quinze escolas das cinco regiões brasileiras, desenvolvido por Dambros (2013), Fellini (2013), Garcia (2015), Hessmann (2013) e Rodriguero (2013). O estudo discorre sobre a história da educação especial dos primórdios da exclusão social aos movimentos internacionais que culminaram na reestruturação política nacional. Apresenta a proposta de estrutura e funcionamento das salas de recursos multifuncionais (SRM); e, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, defende uma prática didática metodológica com possibilidades de humanização do indivíduo, pela apropriação dos bens culturais produzidos pelo homem. Por fim, analisa os pontos convergentes e divergentes do cenário inclusivo, nas regiões brasileiras. Conclui que o processo da inclusão educacional está em desenvolvimento, que seus avanços são consideráveis, mas ainda há um caminho longo a ser percorrido diante das condições objetivas de sua efetivação, demandando um investimento político, social e econômico. A afinação do discurso com a prática social depende da compreensão política e ética e do discernimento sobre o que compete a cada setor da sociedade. É preciso incluir para além dos discursos inclusivos.

 

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Biografia do Autor

Cristina Cerezuela, Secretaria de Estado da Educação
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica do Estado do Paraná na modalidade Educação Especial
Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá
Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade estadual de maringá
Publicado
2016-09-15
Como Citar
Cerezuela, C., & Mori, N. N. R. (2016). POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE SUA EFETIVAÇÃO NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 35-48. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.31018
Seção
Artigos