DA OFERTA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR

  • Ivania Piva Mazur
  • Clésio Acilino Antonio

Resumen

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado concluída neste ano de 2016. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de fechamento e tentativas de fechamento das escolas no campo de anos finais do Ensino Fundamental em Itapejara D’Oeste, região Sudoeste do Paraná, com o intuito de evidenciar seus determinantes gerais e específicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico-dialético, como um estudo de caso, utilizando-se dos procedimentos entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre os principais resultados, destacou-se que a redução das matrículas das escolas existentes no campo, no município em estudo, esteve relacionada à perda de população camponesa em decorrência da expansão do capitalismo no campo e incentivada por políticas sociais. A oferta da educação escolar no campo em Itapejara D’Oeste ocorreu de forma precária e insuficiente, o que comprovou o descaso dos poderes públicos com a educação da população do campo. O processo de fechamento das escolas no campo no município, com destaque para a década de 1990, esteve atrelado às políticas de nuclearização de escolas e à oferta do transporte escolar sob justificativas econômico-quantitativas que reduzem a complexidade do problema. Em suma, a pesquisa traduz a grande dívida histórica com a educação dos povos do campo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ivania Piva Mazur
Professora Pedagoga no Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Clésio Acilino Antonio
Professor Adjunto da UNIOESTE. Docente nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação.
Publicado
2018-11-22
Cómo citar
Piva Mazur, I., & Acilino Antonio, C. (2018). DA OFERTA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR. Teoria E Prática Da Educação, 20(3), 131-142. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i3.33499
Sección
Artigos