CONSIDERAÇÕES SOBRE UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE EDUCAÇÃO E REPÚBLICA A PARTIR DE HANNAH ARENDT
Resumen
Analisamos as relações entre a teoria republicana e a educação no mundo moderno, especificamente a partir das Revoluções Francesa e Americana. Movendo-nos nos quadros da Filosofia Política da Educação, apresentamos um breve relato histórico do republicanismo e da educação, enfatizando as características de ambos. A república e a educação têm em comum a mobilização das comunidades para a democracia participativa ou para a preparação para o trabalho, respectivamente. Propomos uma educação política republicana a partir de alguns conceitos da filosofia política de Hannah Arendt e de seus comentadores fundada na perspectiva da responsabilidade pelo mundo comum derivando os princípios: da igualdade, da secularidade, da virtude cívica, da fundação e da singularidade. Concluímos pela centralidade da educação em preparar e incentivar o empoderamento dos recém-chegados ao mundo pela natalidade a fim de romperem com a apatia, desinteresse e ressentimento em relação à política.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.