EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA: CAMINHOS PERCORRIDOS E “NOVAS/VELHAS” PERSPECTIVAS

  • Claudio Kravchychyn UEM
  • Sônia Maria Vicente Cardoso UNICAMP
  • Lúcia Helena Tiosso Moretti UNOESTE
  • Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira UEM

Résumé

O estudo objetivou discutir, a partir de raízes históricas, a Educação Física como componente curricular, na busca de novos rumos que permitam sua legitimação como tal. Contextualizou-se o tema, foram abordados alguns paradigmas da área, que ainda caracterizam a disciplina como “atividade”, discutiu-se estratégias para uma mudança efetiva, ressaltou-se o planejamento e a sistematização de conteúdos como ações  necessárias, à luz de estudiosos das áreas de Educação e Educação Física. Concluiu-se que a Educação Física escolar pode superar a situação, mediante comprometimento dos docentes com as características formativas e informativas da disciplina, pela necessidade que a mesma tem de proporcionar aos alunos vivências e conhecimentos fundamentais para suas vidas

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Claudio Kravchychyn, UEM
Doutorando em Educação Física pelo Programa de PósGraduação Associado  em Educação Física UEM/UEL. Professor Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá
Sônia Maria Vicente Cardoso, UNICAMP
Doutora em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do Grupo Paidéia/UNICAMP.
Lúcia Helena Tiosso Moretti, UNOESTE
Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Professora da Universidade do Oeste Paulista
Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, UEM
Doutor em Educação Física pela UNICAMP.  Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá
Publiée
2012-02-21
Comment citer
Kravchychyn, C., Cardoso, S. M. V., Moretti, L. H. T., & Oliveira, A. A. B. de. (2012). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA: CAMINHOS PERCORRIDOS E “NOVAS/VELHAS” PERSPECTIVAS. Teoria E Prática Da Educação, 14(1), 107-118. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.16109
Rubrique
Artigos