A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES
Résumé
A margem de contribuição é um procedimento analítico já em uso há bastante tempo na análise financeira. Ele decorreu, inicialmente, da necessidade econômica de calcular um valor mínimo dofaturamento necessário para cobrir os custos fixos, valor que passou a ser conhecido como ponto de equilíbrio, ponto de ruptura, ponto de nivelamento e outras denominações. Margem de contribuição é uma particularidade de um conceito analítico geral conhecido como Relação Custo/Volume/Lucro. Ele permite segregar receitas e custos por produto ou por setor da atividade empresarial, subsidiando decisões estratégicas de uma maneira que nenhum outro processo de análise seria capaz. Porém, o seu emprego meramente formal, sem atentar-se para a particularidade da existência de custos e despesas fixos imputáveis a um produto ou setor específico, pode induzir decisões contraproducentes, podendo até mesmo provocar prejuízo. No entanto, o emprego adequado do seu conceito e dos seus cálculos no custeamento das instituições de ensino superior, pode ser de extrema valia, no que diz respeito à tomada de decisões estratégicas, que envolvam relacionar receita, custos fixos e custos variáveis. Este texto demonstra o conceito e os cálculos. Depois, com exemplos numéricos hipotéticos, demonstra aplicações específicas em instituições de ensino superior. Aplica-se ao cálculo do ponto de equilíbrio, ao cálculo do preço de venda de cursos e à análise de sensibilidadeTéléchargements
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Publiée
2012-02-26
Comment citer
Luchesa, C. J., & Machado, C. R. (2012). A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 113-122. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16158
Numéro
Rubrique
Artigos
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