A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES

  • Claudio José Luchesa Unicuritiba
  • Cristiane Ribas Machado Unicuritiba

Abstract

A margem de contribuição é um procedimento  analítico  já em uso há bastante tempo na análise financeira. Ele decorreu, inicialmente, da necessidade econômica de calcular um valor mínimo dofaturamento necessário para cobrir os custos fixos, valor que passou a ser conhecido como ponto de equilíbrio, ponto de ruptura, ponto de nivelamento e outras denominações. Margem de contribuição é uma particularidade de um conceito analítico geral conhecido como Relação Custo/Volume/Lucro. Ele permite segregar receitas e custos por produto ou por setor da atividade empresarial, subsidiando decisões estratégicas de uma maneira que nenhum outro processo de análise seria capaz. Porém, o seu emprego meramente formal, sem atentar-se para a particularidade da existência de custos e despesas fixos imputáveis a um produto ou setor específico, pode induzir decisões contraproducentes, podendo até mesmo provocar prejuízo. No entanto, o emprego adequado do seu conceito e dos seus cálculos no custeamento das instituições de ensino superior, pode ser de extrema valia, no que diz respeito à tomada de decisões estratégicas, que envolvam relacionar receita, custos fixos e custos variáveis. Este texto demonstra o conceito e os cálculos. Depois, com exemplos numéricos hipotéticos, demonstra aplicações específicas em instituições de ensino superior. Aplica-se ao cálculo do ponto de equilíbrio, ao cálculo do preço de venda de cursos e à análise de sensibilidade

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Claudio José Luchesa, Unicuritiba
Doutor em Engenharia Florestal, área de Concentração em Economia e Política Florestal pela UFPR, 2004, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas, área de Concentração em Economia pelo UNICS, 1998, Especialista em Desenvolvimento Gerencial pela UNOESC, 1995. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-PR, 1.970. Trinta anos de experiência profissional como executivo e consultor de empresas. Professor em cursos de graduação e pós-graduação. Professor do Centro Universitário Curitiba -Unicuritiba
Cristiane Ribas Machado, Unicuritiba
Mestre em Administração pela PUC-PR, 2009, Especialista em Finanças Corporativas pela UFPR, 2004. Bacharel em Administração de pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba, 2002. Dez anos de experiência profissional de pequena empresas. Professora em cursos de graduação. Professora do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba
Pubblicato
2012-02-26
Come citare
Luchesa, C. J., & Machado, C. R. (2012). A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 113-122. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16158
Sezione
Artigos