Os Tembé-tenetehara, a educação escolar indígena e os territórios etnoeducacionais

  • Eneida Corrêa de Assis Universiade Federal do Pará

Résumé

O objetivo é refletir sobre a importância da educação escolar como instrumento político para alcançar outros patamares da vida social, com a possibilidade de intervir na vida comunitária, mediante o fortalecimento da identidade. O processo de luta por educação de qualidade e acesso aos demais níveis de ensino tem levado os Tembé-Tenetehara a realizar ações junto ao MPF em busca do diálogo com as instituições de governo. O modelo dos Territórios Etnoeducacionais pode ser uma das possibilidades de encaminhamento das questões relativas à educação escolar enfrentada pelos Tembé-Tenetehara.

 

 

 

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Comment citer
Assis, E. C. de. (1). Os Tembé-tenetehara, a educação escolar indígena e os territórios etnoeducacionais. Teoria E Prática Da Educação, 16(2), 81-87. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i2.24367
Rubrique
Artigos