<b>A matemoteca escolar: paradigmas do jogo no ensino de Matemática
Resumen
O trabalho pretende discutir a proposta Matemoteca escolar em sua relação com os jogos no ensino de matemática, assim como paradigmas pedagógicos que os circunscrevem. O funcionamento político-pedagógico da Matemoteca escolar e sua relação com a organização do ensino de matemática é o objeto da pesquisa intitulada “Da Constatação à Contestação: a Matemoteca no cenário escolar”, realizada em nível de mestrado, a qual dá origem a este artigo. Para tanto, valemo-nos da análise de importantes documentos curriculares oficiais, especificamente o Parâmetro Curricular Nacional de Matemática, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Parâmetro Curricular Municipal da Educação Infantil de Ribeirão Preto – SP. Partimos da defesa de que a implantação da Matemoteca tem sido validada por um discurso político-pedagógico, amparado pelas considerações sobre o uso do jogo nos documentos oficiais para o ensino de matemática, o qual é considerado como um elemento indispensável para a produção de um “espaço de ensino e aprendizagem lúdico”, que, por sua vez, efetivamente contribui para o avanço da Educação Matemática. A análise à luz da perspectiva histórico-cultural dos documentos curriculares mostrou a carente articulação dos elementos necessários a um projeto pedagógico coletivo para a Educação Matemática, no qual o jogo ultrapasse os limites da mera indicação lúdica e apresente-se como instrumento do conhecimento sócio-histórico matemático.
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