<b>Modelagem matemática e tecnologia na perspectiva crítica
Resumen
Este artigo apresenta uma intervenção nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a utilização da Modelagem Matemática na sala de aula, com o apoio do laptop UCA conectado à Internet, no desenvolvimento das atividades. O objetivo do estudo foi analisar os impactos da inserção da Modelagem Matemática, em uma perspectiva de Educação Matemática Crítica, nas relações de ensino e aprendizagem no dia a dia da sala de aula. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram 23 estudantes e a professora de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública participante do Programa Um Computador por Aluno - UCA. Os procedimentos da coleta de dados foram: a aplicação de questionários; observações; e realização de entrevistas. A análise dos dados foi ancorada no diálogo entre o conteúdo das informações coletadas na pesquisa e os referenciais teóricos do estudo. A pesquisa sinalizou que a aplicação da Modelagem, em uma perspectiva crítica, nas aulas de Matemática mobilizou a professora a desenvolver uma ação pedagógica que considera a sala de aula como um cenário para investigações, e mobilizou os estudantes a exercerem uma participação ativa no processo de apropriação dos conteúdos matemáticos. E evidenciou ainda que a aplicação da metodologia propiciou o uso na perspectiva crítica do laptop UCA que dinamizou as ações desenvolvidas e contribuiu para a apropriação dos conteúdos matemáticos.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.