<b>Conhecimentos e práticas escolares de professores dos anos iniciais referentes ao sistema de numeração decimal

  • Elenir Honório do Amaral Redes públicas de Ensino do município de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso.
  • Rute Cristina Domingos da Palma Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os conhecimentos profissionais e as práticas pedagógicas, de professores do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, referentes ao Sistema de Numeração Decimal (SND). Os referenciais teóricos, que norteiam a investigação e a análise dos dados, se pautam na abordagem histórico-cultural. A pesquisa se configura como um estudo de caso qualitativo. Da investigação participaram duas professoras do 2º ano e uma do 3º ano. As fontes de dados foram os questionários, o diário de campo, as observações, as entrevistas e os documentos escolares. Os dados indicam que as professoras vivenciaram processos de escolarização e de formação profissional inicial e continuada dos conhecimentos matemáticos insuficientes. Há indícios de fragilidades nos conhecimentos específico, pedagógico e curricular relacionados ao SND e que, apesar do trabalho pedagógico das professoras se diferenciar em alguns momentos, suas práticas se aproximam ao ensinar o SND sem considerar a sua gênese e historicidade e ao proporem exercícios que não promovem reflexões sobre suas regras e propriedades. Além disso, a ausência de proposta consolidada de trabalho pedagógico coletivo e de formação contínua na escola, limita as possibilidades de as professoras ampliarem seus conhecimentos profissionais e de promoverem mudanças qualitativas no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

 

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Cómo citar
Amaral, E. H. do, & Palma, R. C. D. da. (1). <b&gt;Conhecimentos e práticas escolares de professores dos anos iniciais referentes ao sistema de numeração decimal. Teoria E Prática Da Educação, 18(2), 93-106. https://doi.org/10.4025/tpe.v18i2.31448
Sección
Artigos