<b>Conhecimentos e práticas escolares de professores dos anos iniciais referentes ao sistema de numeração decimal
Resumen
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou os conhecimentos profissionais e as práticas pedagógicas, de professores do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, referentes ao Sistema de Numeração Decimal (SND). Os referenciais teóricos, que norteiam a investigação e a análise dos dados, se pautam na abordagem histórico-cultural. A pesquisa se configura como um estudo de caso qualitativo. Da investigação participaram duas professoras do 2º ano e uma do 3º ano. As fontes de dados foram os questionários, o diário de campo, as observações, as entrevistas e os documentos escolares. Os dados indicam que as professoras vivenciaram processos de escolarização e de formação profissional inicial e continuada dos conhecimentos matemáticos insuficientes. Há indícios de fragilidades nos conhecimentos específico, pedagógico e curricular relacionados ao SND e que, apesar do trabalho pedagógico das professoras se diferenciar em alguns momentos, suas práticas se aproximam ao ensinar o SND sem considerar a sua gênese e historicidade e ao proporem exercícios que não promovem reflexões sobre suas regras e propriedades. Além disso, a ausência de proposta consolidada de trabalho pedagógico coletivo e de formação contínua na escola, limita as possibilidades de as professoras ampliarem seus conhecimentos profissionais e de promoverem mudanças qualitativas no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.