EDUCAÇÃO SEXUAL, SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: O QUE RELATAM AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Résumé
Este estudo teve como objetivo verificar a produção científica desenvolvida no Brasil pelos Programas de Pós-Graduação no que envolve a temática Educação Sexual, Sexualidade e Deficiência, tendo como foco a oferta da educação sexual para pessoa com deficiência e a sexualidade da pessoa com deficiência. Para o levantamento dos dados elaborou-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a busca de publicações de teses e dissertações no período de dez anos, sendo entre 2007 e 2017, utilizando os seguintes descritores: educação sexual; deficiência; sexualidade. Após a realização deste levantamento foram localizadas doze dissertações e quatro teses. Destas dezesseis pesquisas, somente oito aproximavam-se do foco da presente pesquisa. De acordo com os resultados encontrados nas oito pesquisas selecionadas entende-se que, no que se refere à sexualidade e educação sexual apresentadas e relatadas nestas pesquisas, a temática deve ser repensada e reajustada para pessoa com deficiência, tanto nas instituições educacionais como no âmbito familiar. A pouca exploração da temática por parte dos pesquisadores não contribui para que avanços sejam alcançados no que tange a informação e orientação às famílias e professores. A educação, formal e informal, é imprescindível para o desenvolvimento integral do ser humano, e deve abranger a educação sexual como parte integrante deste processo, criando possibilidades para o desenvolvimento autônomo das pessoas, e não possibilidades utópicas.
Téléchargements
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.