FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

  • Mirian Margarete Pereira da Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vera Lúcia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise dos programas destinados à formação continuada de professores alfabetizadores que antecederam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que vem sendo efetivado pelo Ministério da Educação, nos estados brasileiros e Distrito Federal, desde 2013. Assim, delineou-se como problema central para o desenvolvimento dessa pesquisa a seguinte questão norteadora: como se efetivou a implementação dos programas para formação continuada de professores alfabetizadores no período de 1990 até 2013? Para o desenvolvimento da pesquisa foi definido como objetivo geral: analisar a implementação dos programas para formação continuada de professores que antecederam o atual programa: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, utilizando como aporte teórico autores que tratam das questões da formação continuada, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da pesquisa bibliográfica, a análise das fontes primárias e secundárias, relacionadas à temática do estudo, permitiu analisar as intenções e os múltiplos determinantes que engendram a formação continuada de professores. O eixo teórico-metodológico é expresso pelo materialismo histórico-dialético, na medida em que possibilita a análise da totalidade, evidenciando as contradições existentes na sociedade capitalista. Os resultados apontaram os limites e avanços na política de formação de professores alfabetizadores, propostos pelos programas. O desenvolvimento de políticas voltadas para a formação de professores é um passo essencial para mudarmos o panorama educacional e contribuirmos para uma educação realmente emancipadora e que garanta a aprendizagem de nossos alunos.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2017-05-03
Cómo citar
Cruz, M. M. P. da, & Martiniak, V. L. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Teoria E Prática Da Educação, 19(3), 19-32. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i3.36618
Sección
Artigos