INTERSETORIALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: PROVOCAÇÕES PARA UM DEBATE EM REDE

  • Aline Regina Gomes Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG
  • Kátia Regina de Sá Universidade de São Paulo
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

Résumé

A ação intersetorial é estratégia presente nas diretrizes do Programa Mais Educação, que estrutura experiências em nível nacional de educação em tempo integral, em expansão nas escolas brasileiras. Apesar da sua centralidade, a intersetorialidade nas políticas educacionais é assunto pouco abordado nos estudos acadêmicos.  O objetivo deste estudo foi discutir a intersetorialidade no contexto da Educação Integral, levantar questões para o debate e fomentar a importância da participação de todos os setores da sociedade nessa discussão. A documentação que dá sustentação à política de educação em tempo integral foi revisada e a experiência do município de Belo Horizonte/MG foi problematizada. Os programas de educação em tempo integral apresentam a ação intersetorial como uma de suas prerrogativas, nos âmbitos nacional, regional e local. Porém, há entraves na concretização dessa estratégia nos três âmbitos e questiona-se o alcance de suas finalidades. A documentação analisada no presente estudo dá a entender que a intersetorialidade constitui-se em uma política pública que enfrenta inúmeros desafios. São necessários mais estudos, dado o desconhecimento do impacto dessas estratégias nos programas de educação integral e na vida dos alunos. Também são necessários ajustes para corrigir problemas recorrentes revelados em diferentes estudos. A experiência de Belo Horizonte apresenta em suas diretrizes elementos favoráveis à intersetorialidade, entre eles destaca-se a integração entre as secretarias, a ampliação dos espaços educativos, a valorização dos saberes comunitários e a parceria com as universidades.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2017-04-28
Comment citer
Gomes, A. R., Sá, K. R. de, & Neira, M. G. (2017). INTERSETORIALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: PROVOCAÇÕES PARA UM DEBATE EM REDE. Teoria E Prática Da Educação, 19(2), 45-54. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i2.36887
Rubrique
Artigos