A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: TECENDO OLHARES
Resumen
Para compreender a Educação em Tempo Integral vinculada a uma prática pedagógica que vise à formação do ser humano em todos os seus aspectos (físicos, éticos, intelectuais e afetivos), por isso é preciso entender as concepções educacionais no seu campo epistemológico, histórico e cultural e a efetivação das políticas públicas. Diante dessa afirmação, destacamos o seguinte problema de pesquisa: como são tecidas as práticas pedagógicas e as políticas públicas em uma perspectiva de Educação em Tempo Integral no contexto educativo de Caxias- MA?, Especificamos como objetivo: analisar as implicações das práticas pedagógicas a partir das políticas públicas de Educação em Tempo Integral no processo de escolarização. No percurso metodológico desta pesquisa de caráter qualitativo, primamos como instrumento entrevistas narrativas e observações com três sujeitos que fazem parte de uma escola municipal do ensino fundamental de Caxias-MA. Para a discussão teórica, fundamentamo-nos em autores como: Carneiro (2010); Yus (2009), Cavaliere (2007), Giroux (1997); Nóvoa (1992); Tozetto (2010), entre outros. De acordo com os resultados desta pesquisa, as diretrizes curriculares da Educação em Tempo Integral não estão consolidadas, a escola pesquisada não dispõe de estrutura física adequada para o desenvolvimento das atividades do Programa Mais Educação, bem como não são pautadas em uma ementa pré-estabelecida entre os monitores desse programa. Logo, sugerimos que sejam superados os desafios da falta de implementação de políticas públicas mais efetivas voltadas para a Educação em Tempo Integral para que possam formar estudantes críticos, reflexivos e autônomos; dimensões essas fundamentais para uma boa atuação na sociedade contemporânea.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.