ENSAIO SOBRE CATECISMOS: A INSTRUÇÃO DOS RUDES NO BRASIL COLONIAL (SÉCULOS XVII E XVIII)

  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Maria Cleidiana Oliveira de Almeida Instituto Federal da Bahia
  • Camila Nunes Duarte Silveira Instituto Federal da Bahia

Résumé

Os catecismos foram extraordinários instrumentos facilitadores da ação evangelizadora da Igreja Cristã. No Brasil Colonial, foram amplamente utilizados para educação/evangelização. Desde o início da colonização, houve nítida separação na catequese ministrada aos indígenas, aos brancos e aos negros. Estes últimos, desde cedo, foram alvo de uma evangelização sumária, emergencial e desprovida de catecismos, fato que levanta o questionamento das razões que levaram a elaboração de um catecismo para os negros apenas no século XVIII. Neste sentido, o presente ensaio, de natureza documental e bibliográfica, teve por objetivo analisar um dos principais catecismos utilizados na América Portuguesa pelos missionários católicos. A “Forma da doutrina cristã” foi umcatecismo instituído pelas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia no início do século XVIII que apresentou um catecismo sucinto direcionado à catequese dos negros. Este estudo analisa a parte mais abreviada. Para tanto, utilizou-se como suporte teórico as próprias Constituições Primeiras (2007),os estudos de Jorge Benci(1977), André João Antonil (1979), e Ronaldo Vainfas (1986,1996,2000). As análises concluíram que o catecismo utilizado na evangelização dos escravos negros, tinha a intenção de convencer-lhes a aceitarem a condição servil a que eram submetidos, atendendo assim, aos interesses ideológicos e mercantis da Coroa Portuguesa.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP; Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Maria Cleidiana Oliveira de Almeida, Instituto Federal da Bahia

Mestra em Memória, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Professora EFETIVA do IFBA – Bahia

Camila Nunes Duarte Silveira, Instituto Federal da Bahia
 Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Professora efetiva do IFBA.
Publiée
2018-10-30
Comment citer
Casimiro, A. P. B. S., Almeida, M. C. O. de, & Silveira, C. N. D. (2018). ENSAIO SOBRE CATECISMOS: A INSTRUÇÃO DOS RUDES NO BRASIL COLONIAL (SÉCULOS XVII E XVIII). Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 35-48. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.44753
Rubrique
Artigos