A DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL: A RELAÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO DO CAMPO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS

  • Gregory Luis Rolim Rosa Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Política Educacional, Disciplina Política Educacional, Objetos de estudo da Política Educacional,

Resumo

Este ensaio se dedica à apreciação do campo da Política Educacional. Tomando as recentes discussões sobre a constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil, situa o espaço da disciplina Política Educacional no campo. Ainda nesse sentido, com base nos estudos desenvolvidos por Tello (2015), Souza (2016) e Mainardes (2018), contextualiza a disciplina Política Educacional como espaço que permite abordar o Estado como objeto de estudo da Política Educacional a partir dos estudos de Antônio Gramsci, proporcionando aos pesquisadores em formação, apreenderem o que se estuda em Política Educacional na atualidade. Conclui evidenciando que a disciplina contribui com a formação dos pesquisadores em políticas educacionais, apontando a necessidade de maiores pesquisas sobre o campo e os objetos de pesquisa, possibilitando a expansão e consolidação do campo da Política Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
Rolim Rosa, G. L. (2018). A DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL: A RELAÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO DO CAMPO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Teoria E Prática Da Educação, 21(2), 85-100. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i2.45385
Seção
Artigos