A REDE DO MOVIMENTO PELA BASE E SUA INFLUÊNCIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA
Résumé
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC foi disputada por diferentes grupos durante a elaboração das versões que surgiram a partir de 2014. O Movimento pela Base é formado por instituições e pessoas apoiadoras que constituem uma rede política. Este artigo visa discutir sobre a Rede do Movimento pela Base e sua influência na produção do texto da BNCC. A metodologia utilizada inspira-se na análise de Redes Políticas de Ball (2014). Para elaboração da rede, os dados foram coletados em sites na internet. Na terceira versão, o Movimento pela Base passou a administrar e gerenciar os debates acerca do currículo, surgiram as Competências Gerais e o discurso empresarial evidenciou-se na Base. Um modelo gerencialista da educação passou a ser implementado e lançou-se o projeto de subjetivação dos estudantes e dos professores aos ideais mercadológicos.
Téléchargements
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.