CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO SUPERIOR

Résumé

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que abordou a inserção do computador na educação superior e sistematiza algumas das concepções docentes acerca do ensino de programação de computadores. De natureza qualitativa, assumiu como dispositivo gerador de dados a entrevista semiestruturada. Os dados coletados junto a professores de um curso de Sistemas de Informação de uma universidade brasileira foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram a importância da reflexão docente sobre as estratégias de ensino e a indispensável experiência profissional na área para qual se ensina. Identificou-se que a ausência de formação pedagógica é um fator de insegurança para os docentes, os quais vêm de cursos que enfocam a parte técnica da computação. Constatou-se que a atuação didática dos professores precisa transcender a pedagogia transmissiva, envolvendo estratégias que estimulem a autonomia e a autoria discente em ambientes de programação de computadores.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced). Tem como áreas de interesse e atuação: Educação e cibercultura; Relações entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores; Incorporação das TDIC às práticas pedagógicas; Políticas públicas educacionais de inclusão digital; Virtualização do movimento.
Publiée
2018-12-05
Comment citer
Lima, M. R. de. (2018). CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO SUPERIOR. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 111-122. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45599
Rubrique
Artigos