GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL

Resumen

Este artículo analiza las contribuciones de trabajar con géneros de habla al aprendizaje de los actos de escritura, como una alternativa a los métodos que no consideran que los elementos sociales, semánticos e históricos del lenguaje sean vitales, ya que priorizamos elementos controlables del lenguaje, como Fonemas, letras y sílabas. Para esto, presentamos datos de una investigación teórico-práctica, realizada a través de la metodología de investigación de acción, con estudiantes del sexto año, de los últimos años de la escuela primaria, al comienzo del aprendizaje de los actos de escritura de una escuela pública en el interior de São Paulo. Con la investigación descubrimos que los estudiantes no solo están motivados para escribir en situaciones reales, sino que también se apropian de las funciones sociales de la escritura.

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Biografía del autor/a

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dracena (1972), mestrado em Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professora assistente doutora aposentada do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp - Marília (SP) e professora voluntária do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma Instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (ciclo I), atuando principalmente nos seguintes temas:ensino e aprendizagem da língua portuguesa - ensino fundamental (séries iniciais), implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

Cleber Barbosa da Silva Clarindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus Marília. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Câmpus de Marília. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Toledo e participante do grupo de pesquisa:Implicações Pedagógicas da Teoria historico cultural, Unesp campus de Marilia.

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Publicado
2021-06-15
Cómo citar
Kohle, Érika C., Miller, S., & Barbosa da Silva Clarindo, C. (2021). GÊNEROS DISCURSIVOS E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: PARA ALÉM DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 116-132. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.53570
Sección
Artigos