A TRANSVERSALIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  • Ana Carolina Cyrino Pessoa Martelli Universidade Federal do Paraná
  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação, Transversalidade, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo investiga a transversalidade/continuidade das políticas públicas voltadas aos estudantes que possuem altas habilidades/superdotação (AH/S). A finalidade foi identificar o fluxo das políticas inclusivas existentes na área de AH/S nas diferentes etapas/níveis de ensino. A metodologia utilizada se deu pela pesquisa documental, com análise descritiva analítica de documentos e de entrevistas semiestruturadas. Foram analisados documentos das políticas públicas dos seguintes níveis: curitibano, paranaense e nacional. Paralelamente, foram entrevistados 14 sujeitos de pesquisa, sendo que alguns deles trabalham com atendimento a superdotados e outros são estudantes com AH/S. Os dados de pesquisa demonstraram uma ruptura na continuidade do atendimento educacional especializado realizado com este público.

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Biografia do Autor

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná

Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora Associada IV da UFPR, no Setor de Educação no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Inclusiva, Política, Gestão e Planejamento Educacional. Atua principalmente nas seguintes temáticas de pesquisa: diferença, diversidade, inclusão e desigualdade social, educação especial, ensino superior, acessibilidade, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. Coordenadora o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR. Vice Coordenadora do NEPAHS (Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação); Membro da Diretoria do ConBraSD ( Gestão 2019-2020) Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPR; Preside o Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (FNAES).

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Publicado
2021-06-15
Como Citar
Martelli, A. C. C. P., & Moreira, L. C. (2021). A TRANSVERSALIDADE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 42-57. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.54756
Seção
Artigos