FORMAÇÃO CONTINUADA E RESULTADOS NO IDEB: O QUE DIZEM OS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DE DIRETORES E PROFESSORES DO SAEB/2017

Résumé

O advento de programas e projetos de avaliação de larga escala e a perspectiva da escola como espaço de formação impulsionaram a ressignificação do papel dos profissionais da educação e como a atuação de cada um dos atores contribui para a implementação e melhoria dos indicadores educacionais. O estudo investiga, a partir dos questionários contextuais do Saeb 2017, iniciativas de formação continuada de diretores e professores. De caráter quantitativo, a pesquisa abrange 20 redes escolares municipais cearenses – dez com os maiores e dez com os menores resultados no Ideb Anos Iniciais em 2017. As referências teóricas, além da legislação, se apoiam em Gatti (1998, 2013, 2017), Pizarro; Lopes Junior (2017) e Sousa; Ferreira (2019). Os dados revelam diferenças na oferta entres os municípios de maiores e menores resultados, fragilidade das iniciativas de formação tanto para diretores quanto para professores, e carências de temas de interesse dos docentes.

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Bibliographies de l'auteur

Francimarcos Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Eloisa Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

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Publiée
2021-06-15
Comment citer
Gomes, F., & Vidal, E. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA E RESULTADOS NO IDEB: O QUE DIZEM OS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DE DIRETORES E PROFESSORES DO SAEB/2017. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 23-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.56501
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