OS ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Palabras clave: Educación, Psicología, niño

Resumen

En este artículo enfocamos las relaciones históricas entre Psicología y Educación, partiendo del presupuesto de que la realización y la divulgación de los estudios sobre el niño al comienzo del siglo XX fueron marcos importantes, tanto para la constitución del campo educacional brasilero, como para la consolidación de la Psicología como ciencia en el país. Conocer al niño y pensar en su Educación en el momento en que el país se constituía como nación republicana fue la apuesta de los intelectuales articulados en el grupo conocido como pioneros de la Educación Nueva. Estos intelectuales actualizaron en el país las discusiones que sucedían en otras partes del mundo. Entendemos que recuperar esta trayectoria permite comprender como fueron tratados, en la época, temas que hasta hoy ocupan la escena educacional, tales como la dimensión histórica y cultural del desarrollo del niño en oposición a la comprensión biológica, natural y universal de este proceso: las cuestiones raciales; los procesos de enseñanza y aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Sara da Silva Böger, Centro Universitário Barriga Verde - SC

Formada em Psicologa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), e Licenciada em Psicologia (2017) na mesma universidade. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Educação e Infância pela UFSC em 2019. Atualmente atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE). Como docente do Curso de Psicologia no Centro Universitário Barriga Verde leciona nas áreas de Orientação Profissional, Psicologia Educacional e Psicologia Social e Comunitária. Também atua como orientadora de estágio básico e profissionalizante em Psicologia. Participa do Programa de Orientação Profissional (POP/Unibave) e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia (NDE/Unibave). 

Diana Carvalho de Carvalho, UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação e Infância. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de dezembro de 2003 a maio de 2006; coordenadora do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da UFSC gestão 2015 a 2017 e Coordenadora do Sub-projeto do curso de Licenciatura em Psicologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFSC (PIBID/Psicologia UFSC) no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2018. Eleita coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação (GT-20) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), gestões 2013/2015 e 2016/2017. Atualmente compõe a equipe editorial da Revista Perspectiva (revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Atua nos seguintes temas de pesquisa: educação, infância, psicologia da educação e formação de professores para os anos iniciais da escolarização.

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Publicado
2021-06-15
Cómo citar
Böger, S. da S., & Carvalho, D. C. de. (2021). OS ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: ENTRELAÇAMENTOS ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Teoria E Prática Da Educação, 24(1), 03-22. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i1.57730
Sección
Artigos