ENSINO REMOTO NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19:

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

Escolas pelo Brasil tiveram que se adaptar a um regime especial de aulas remotas a partir de março de 2020 devido à pandemia de Covid-19. A partir disso, este artigo relata pesquisa que objetivou, na perspectiva teórica da Teoria Histórico-cultural e do materialismo histórico-dialético, investigar o que alunos de escola pública revelam sobre o desenvolvimento do ensino remoto emergencial por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A pesquisa foi realizada numa escola pública do Estado de Goiás, com alunos de 7º a 9º ano. Observou-se que aqueles que relatam mais benefícios no ensino remoto emergencial coincidem com aqueles que possuem melhores condições de acesso. Condições precárias de vida, acentuadas pelo desemprego, fome, dentre os problemas familiares, afetam: participação, aprendizagem e permanência de alunos na escola. Conclui-se que a educação pública no período pandêmico deixou prejuízos intensificados, de diversas ordens, para aqueles que, de alguma forma, já eram excluídos.

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Bibliographies de l'auteur

Geovana Inácio Gonçalves, Instituto Federal de Goiás

Mestranda em Educação Ensino de Ciências matemática- IFG- campus Jataí.  Pós graduada em Educação Básica e Profissionalizante (IFG). Graduação em Licenciatura em Química pela mesma instituição. Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Estudante no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia da Informação, do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atualmente é professora de Ciências no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Pesquisadora na área da Educação, Ensino de Química/ Ciências e Tecnologia Digitais da informação e Comunicação.

http://lattes.cnpq.br/2386093703810916

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Edudação pela PUC-Goiás (2015). Doutorado-sanduíche na Universidade de Sherbrooke, Canadá, com pesquisa voltada para mediação didática em cursos a distância. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Análise de Sistemas. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas, da área de informática. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação do IFG. Foi coordenadora do curso Técnico Integrado em Informática para Internet,coordenadora pedagógica e de tutoria da EaD na mesma instituição. Participa dos grupos de pesquisa Kadjót, NETI e NumBers. Membro de conselhos, comissões e comitê científico de revistas especializadas. Áreas de pesquisa: Educação, Didática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola; Educação a Distância; Formação de professores para uso de TDIC; Desenvolvimento de software com ferramentas livres.

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Publiée
2022-05-24
Comment citer
Gonçalves, G. I., & Costa, R. L. da. (2022). ENSINO REMOTO NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19:. Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 24-41. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.61374
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Artigos