MÚSICA E EDUCAÇÃO

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Résumé

Este estudo de revisão integrativa teve por objetivo verificar o estado da arte acerca da educação musical como meio de inclusão social, a partir da produção científica sobre o tema, publicadas em periódicos científicos da área da educação e da educação musical nos últimos dez anos. As buscas foram realizadas nas bases de dados Scielo, Latindex e Portal de Periódicos da Capes.  Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram identificados inicialmente 75 estudos – destes, foram selecionados 37. Concluiu-se que os dados obtidos podem referenciar futuras pesquisas sobre o tema e ações de gestão e desenvolvimento pedagógico nesse contexto.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Pamella Cristina Dias Xavier, PPGEB CAp UERJ

Mestra em Ensino na Educação Básica

José Antonio Vianna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro IEFD - DESCO PPGEB - CAp UERJ

Doutorado em Educação Física

Références

ARROYO, Margarete. O conteúdo música e jovens estudantes nas políticas educacionais e curriculares das redes públicas do estado e da cidade de São Paulo (2007-2013). Rev. da ABEM, Londrina, v. 23, n. 34, p. 58-79, jan. jun. 2015. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/532

BEINEKE, Viviane. Ensino musical criativo em atividades de composição na
escola básica. Rev. da ABEM, Londrina, v. 23, n. 34, p. 42-57, jan. jun. 2015. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/531

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 6 fev. 2021.

COSTA, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da; SANTOS, Maíra Mendes; FRANCO, Kelly Silva; BRITO, Afonso de Oliveira. Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação. Rev. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 4, p. 840-855, 2011. https://www.scielo.br/j/pcp/a/JPzXtzyyQyLPfXbkT6KvXmM/abstract/?lang=pt

CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 23-40, jan./jun. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/718

CIL, Luciano Ribeiro; GONÇALVES, Taísa Grasiela Liduenha. Educação musical e educação especial na produção científica de dissertações e teses. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 327-342, 2018. https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.49262

CUNHA, Daiane Solange Stoeberl. Música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 19-30, 2017. https://doi.org/10.5216/mh.v17i1.47031

CUNHA, Rosemyriam Cunha. Performance musical em grupo: musicoterapia, coro e banda. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 48-6, 2015. https://doi.org/10.5216/mh.v15i2.39700

DUARTE, Pedro; REIS, João Gomes. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música., Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 41, p. 5-20, jul./dez. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/765

DEL-BEN, Luciana. Políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil: perspectivas para a produção de conhecimento em educação musical. Rev. da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 130-142, jan. jun. 2014. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/467

ERTEL, Daniele Isabel; SOUZA Jusamara Vieira; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim;. Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 165-183,2016. https://doi.org/10.5216/mh.v16i1.43158

FIALHO, Vania Malagutti. As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos. Rev. da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 104-116, jan. jun. 2014. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/465

GANHOR, João Paulo. O Rap na Educação Científica e Tecnologia. Rev. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 163-180, jan. ago. 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190010011

GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Vozes: Rio de Janeiro, 2019.

GUAZINA, Laíze. Etnomusicologia brasileira, participação e educação: reverberações a partir do Sul. Rev. Brasileira de Música Rio de Janeiro, v 3 1, n. 2, p. 103-123, jul. Dez. 2018.

JUNIOR, Luís Antonio Braga Vieira; MONTANDON, Maria Isabel; MARINS, Paulo Roberto Affonso. Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar, Rev. da ABEM, Londrina, v. 25, n .38, p. 62-75, jan. jun. 2017. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/662

MARQUES, Olívia Augusta Benevides; ABREU, Delmary Vasconcelos. Pequenos enredos nas escolas parque de Brasília: o que contam as crianças sobre a aula de música. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 131-148, jan. jun. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/753

MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical. Rev. da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31 p. 11-22, jul. dez 2013. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/68

MENDONÇA, Júlia Escalda; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Relações entre prática musical, processamento auditivo e apreciação musical em crianças de cinco anos. Rev. da ABEM, Porto Alegre, v. 23, p. 58-66, mar. 2010. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/216

MÓNICO, Lisete S. M.; SANTOS-LUIZ, Carlos; SOUZA, Dayse Neri. Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos: A opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português. Rev. Lusófona de Educação, v. 29, p. 105-119, abr. 2015. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5097

MOTTA, Paulo Roberto; SCHMITT, Valentina Gomes Haensel. Transformação Individual, Ascensão Social E Êxito Profissional. Rev. de Administração Pública, Rio de Janeiro v. 51, n. 3 p. 451-461, maio / jun. 2017. https://www.scielo.br/j/rap/a/NgqFzVbKPxKzPS3vMVZysRC/abstract/?lang=pt

MOUSINHO, Renata; CÂMERA, Andrea; GILKOVATE, Carla. Quem canta, seus males espanta: um ensaio sobre autismo, cegueira, canta, inclusão, superação e sucesso. Rev. Psicopedagogia, Rio de Janeiro, v. 33, n. 101, p. 196-205, jul. 2016. https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/489/quem-canta--seus-males-espanta--um-ensaio-sobre-autismo--cegueira--canto--inclusao--superacao-e-sucesso

NARITA, Flávia Motoyama. Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal. Rev. da ABEM, Londrina, v. 23, n. 3, p. 62-75, jul. Dez 2015. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/553

OLIVEIRA, Roni Rodrigues; SANTOS, Regina Antunes Teixeira. As preferências musicais de jovens instrumentistas: relações com o repertório estudado. Rev. da ABEM, Londrina, v. 24, n. 37 ,81-97, jul. Dez. 2016. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/660

PAPPÁMIKAIL. Lia; SANTOS, Lucilene Alves Vitória. Arte E Inclusão Social: Uma Análise Sobre A Importância De Projetos Artístico-Culturais Numa Escola Brasileira De Ensino Profissional E Tecnológico. Rev. Da UIIPS, V. 5, N. º 3, Pp. 66-80, 2017. https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14526

PENNA, Maura; PINTO, Ana Luiz; SANTOS, Susie. Relações com a música em diversos contextos de formação: significações e sentido de vida. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 5-22, jan. jun. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/714

PIZZATO, Miriam Suzana; HENTSCHKE, Liane. Motivação para aprender música na escola. Rev. da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 40-47, mar. 2010. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/214

REIS, João Gomes; DUARTE, Pedro. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 41, 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/765

SANTOS, Micael Carvalho. A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - ensino médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil Rev. da ABEM, Londrina, v. 27, n. 42, p. 52-70, jan. jun. 2019. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/799

SCHWAN, Ivan Carlos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; AHMAD, Laila Azize Souto. Pedagogia e Música: um mapeamento nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical e nas Rev. da ABEM. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 115-138, jul./dez. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/789

SEBBEN, Egon Eduardo; SUBTIL, Maria José. Concepções de adolescentes de 8ª série sobre música: possíveis implicações para a implementação das práticas musicais na escola. Rev. da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 48-57, mar. 2010. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/215

SILVA, Crislany Viana; ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino. Educação musical e inclusão: um estudo sobre as práticas de professores de música no ensino fundamental. Rev. Educação arte e inclusão, p. 78-100, v. 14, out.- dez. 2018. http://orcid.org/0000-0002-7083-5949

SILVA JÚNIOR, José Davison. Música, saúde e bem-estar: aulas de música e habilidades cognitivas não musicais. Rev. da ABEM, Londrina, v. 27, n. 42, p. 36-51, jan./jun. 2019. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/798

SILVA. Sinésio Jefferson Andrade. O futuro da educação musical na escola de ensino integral: notas a partir de uma escola do amanhã. Rev. Brasileira De Música, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 125-141, jul./dez. 2018. https://doi.org/10.47146/rbm.v31i2.26283

SOUZA, Cristiane Magda Nogueira. Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia. Rev. da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 51-62, jul. Dez 2013. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/72

TOLOCKA, Rute Estanislava; SIQUEIRA, Kelly Cristina Freire; MENDES, Renato; LIMA, Mayara Mascarenhas. Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral. Pensar a Prática, 22, 2019. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51622

VEBER, Andréia. A escola de tempo integral: um espaço potencial para as aulas de música na educação básica. Rev. da ABEM, Londrina, v. 20, n. 29, p. 39-50, jul. dez. 2012.

WHITTEMORE R.; KNAFL K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546–553, 2005. 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
Publiée
2022-08-02
Comment citer
Xavier, P. C. D., Jaqueira, A. R., Arcuri, C. F. P., & Vianna, J. A. (2022). MÚSICA E EDUCAÇÃO. Teoria E Prática Da Educação, 25(2), 03-20. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i2.63318
Rubrique
Artigos