MÚSICA E EDUCAÇÃO
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Résumé
Este estudo de revisão integrativa teve por objetivo verificar o estado da arte acerca da educação musical como meio de inclusão social, a partir da produção científica sobre o tema, publicadas em periódicos científicos da área da educação e da educação musical nos últimos dez anos. As buscas foram realizadas nas bases de dados Scielo, Latindex e Portal de Periódicos da Capes. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram identificados inicialmente 75 estudos – destes, foram selecionados 37. Concluiu-se que os dados obtidos podem referenciar futuras pesquisas sobre o tema e ações de gestão e desenvolvimento pedagógico nesse contexto.
Téléchargements
Références
BEINEKE, Viviane. Ensino musical criativo em atividades de composição na
escola básica. Rev. da ABEM, Londrina, v. 23, n. 34, p. 42-57, jan. jun. 2015. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/531
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 6 fev. 2021.
COSTA, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da; SANTOS, Maíra Mendes; FRANCO, Kelly Silva; BRITO, Afonso de Oliveira. Música e transformação no contexto da medida socioeducativa de internação. Rev. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 4, p. 840-855, 2011. https://www.scielo.br/j/pcp/a/JPzXtzyyQyLPfXbkT6KvXmM/abstract/?lang=pt
CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 23-40, jan./jun. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/718
CIL, Luciano Ribeiro; GONÇALVES, Taísa Grasiela Liduenha. Educação musical e educação especial na produção científica de dissertações e teses. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 327-342, 2018. https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.49262
CUNHA, Daiane Solange Stoeberl. Música eletroacústica na escola: delineando perspectivas sob a abordagem sociocultural da educação musical. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 19-30, 2017. https://doi.org/10.5216/mh.v17i1.47031
CUNHA, Rosemyriam Cunha. Performance musical em grupo: musicoterapia, coro e banda. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 48-6, 2015. https://doi.org/10.5216/mh.v15i2.39700
DUARTE, Pedro; REIS, João Gomes. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música., Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 41, p. 5-20, jul./dez. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/765
DEL-BEN, Luciana. Políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil: perspectivas para a produção de conhecimento em educação musical. Rev. da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 130-142, jan. jun. 2014. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/467
ERTEL, Daniele Isabel; SOUZA Jusamara Vieira; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim;. Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul. Rev. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 165-183,2016. https://doi.org/10.5216/mh.v16i1.43158
FIALHO, Vania Malagutti. As aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos. Rev. da ABEM, Londrina, v. 22, n. 32, p. 104-116, jan. jun. 2014. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/465
GANHOR, João Paulo. O Rap na Educação Científica e Tecnologia. Rev. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 163-180, jan. ago. 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190010011
GERRING, John. Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Vozes: Rio de Janeiro, 2019.
GUAZINA, Laíze. Etnomusicologia brasileira, participação e educação: reverberações a partir do Sul. Rev. Brasileira de Música Rio de Janeiro, v 3 1, n. 2, p. 103-123, jul. Dez. 2018.
JUNIOR, Luís Antonio Braga Vieira; MONTANDON, Maria Isabel; MARINS, Paulo Roberto Affonso. Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar, Rev. da ABEM, Londrina, v. 25, n .38, p. 62-75, jan. jun. 2017. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/662
MARQUES, Olívia Augusta Benevides; ABREU, Delmary Vasconcelos. Pequenos enredos nas escolas parque de Brasília: o que contam as crianças sobre a aula de música. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 131-148, jan. jun. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/753
MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical. Rev. da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31 p. 11-22, jul. dez 2013. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/68
MENDONÇA, Júlia Escalda; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Relações entre prática musical, processamento auditivo e apreciação musical em crianças de cinco anos. Rev. da ABEM, Porto Alegre, v. 23, p. 58-66, mar. 2010. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/216
MÓNICO, Lisete S. M.; SANTOS-LUIZ, Carlos; SOUZA, Dayse Neri. Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos: A opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português. Rev. Lusófona de Educação, v. 29, p. 105-119, abr. 2015. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5097
MOTTA, Paulo Roberto; SCHMITT, Valentina Gomes Haensel. Transformação Individual, Ascensão Social E Êxito Profissional. Rev. de Administração Pública, Rio de Janeiro v. 51, n. 3 p. 451-461, maio / jun. 2017. https://www.scielo.br/j/rap/a/NgqFzVbKPxKzPS3vMVZysRC/abstract/?lang=pt
MOUSINHO, Renata; CÂMERA, Andrea; GILKOVATE, Carla. Quem canta, seus males espanta: um ensaio sobre autismo, cegueira, canta, inclusão, superação e sucesso. Rev. Psicopedagogia, Rio de Janeiro, v. 33, n. 101, p. 196-205, jul. 2016. https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/489/quem-canta--seus-males-espanta--um-ensaio-sobre-autismo--cegueira--canto--inclusao--superacao-e-sucesso
NARITA, Flávia Motoyama. Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal. Rev. da ABEM, Londrina, v. 23, n. 3, p. 62-75, jul. Dez 2015. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/553
OLIVEIRA, Roni Rodrigues; SANTOS, Regina Antunes Teixeira. As preferências musicais de jovens instrumentistas: relações com o repertório estudado. Rev. da ABEM, Londrina, v. 24, n. 37 ,81-97, jul. Dez. 2016. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/660
PAPPÁMIKAIL. Lia; SANTOS, Lucilene Alves Vitória. Arte E Inclusão Social: Uma Análise Sobre A Importância De Projetos Artístico-Culturais Numa Escola Brasileira De Ensino Profissional E Tecnológico. Rev. Da UIIPS, V. 5, N. º 3, Pp. 66-80, 2017. https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14526
PENNA, Maura; PINTO, Ana Luiz; SANTOS, Susie. Relações com a música em diversos contextos de formação: significações e sentido de vida. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 40, p. 5-22, jan. jun. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/714
PIZZATO, Miriam Suzana; HENTSCHKE, Liane. Motivação para aprender música na escola. Rev. da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 40-47, mar. 2010. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/214
REIS, João Gomes; DUARTE, Pedro. O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música. Rev. da ABEM, Londrina, v. 26, n. 41, 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/765
SANTOS, Micael Carvalho. A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - ensino médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil Rev. da ABEM, Londrina, v. 27, n. 42, p. 52-70, jan. jun. 2019. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/799
SCHWAN, Ivan Carlos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; AHMAD, Laila Azize Souto. Pedagogia e Música: um mapeamento nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical e nas Rev. da ABEM. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 115-138, jul./dez. 2018. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/789
SEBBEN, Egon Eduardo; SUBTIL, Maria José. Concepções de adolescentes de 8ª série sobre música: possíveis implicações para a implementação das práticas musicais na escola. Rev. da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 48-57, mar. 2010. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/215
SILVA, Crislany Viana; ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino. Educação musical e inclusão: um estudo sobre as práticas de professores de música no ensino fundamental. Rev. Educação arte e inclusão, p. 78-100, v. 14, out.- dez. 2018. http://orcid.org/0000-0002-7083-5949
SILVA JÚNIOR, José Davison. Música, saúde e bem-estar: aulas de música e habilidades cognitivas não musicais. Rev. da ABEM, Londrina, v. 27, n. 42, p. 36-51, jan./jun. 2019. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/798
SILVA. Sinésio Jefferson Andrade. O futuro da educação musical na escola de ensino integral: notas a partir de uma escola do amanhã. Rev. Brasileira De Música, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 125-141, jul./dez. 2018. https://doi.org/10.47146/rbm.v31i2.26283
SOUZA, Cristiane Magda Nogueira. Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia. Rev. da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 51-62, jul. Dez 2013. http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/72
TOLOCKA, Rute Estanislava; SIQUEIRA, Kelly Cristina Freire; MENDES, Renato; LIMA, Mayara Mascarenhas. Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral. Pensar a Prática, 22, 2019. https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51622
VEBER, Andréia. A escola de tempo integral: um espaço potencial para as aulas de música na educação básica. Rev. da ABEM, Londrina, v. 20, n. 29, p. 39-50, jul. dez. 2012.
WHITTEMORE R.; KNAFL K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, v. 52, n. 5, p. 546–553, 2005. 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.