CONCEITO/IDEIA DE CULTURA NOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO

Résumé

Incursionamos aqui por análises dos documentos normativos para os cursos de Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil, na perspectiva de rastrear as formas pelas quais o conceito/ideia de cultura vem sendo apresentado. Para tanto, contextualizamos os aspectos jurídicos de implantação dos Cursos trazendo marcas da criação, os desafios e as perspectivas de autores, tais como Caldart  e Arroyo. Neste contexto, nos aproximamos do debate sobre a cultura, contando com as contribuições de Eagleton, Williams e Cevasco. Ainda que pontuais, os resultados indicam a presença apontando para uma Educação do Campo que se anuncia heterogênea e se apoia nos princípios da diferenciação e da diversidade, contudo, parecem evidenciar um conceito padronizado de cultura.

 

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Bibliographies de l'auteur

Fabiany de Cássia Tavares Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Docente-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Programa de Pós-
graduação em Educação. Pós-doutora em Educação, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Clarice Simão Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente da Licenciatura em Educação do Campo, Faculdade de Educação (Faed, UFMS).

Références

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Publiée
2023-10-24
Comment citer
Tavares Silva, F. de C., & Simão Pereira, C. (2023). CONCEITO/IDEIA DE CULTURA NOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO . Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e69682. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.69682