REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE HOMENS PROFESSORES SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO DESENVOLVIDO COM CRIANÇAS
Abstract
O presente trabalho tem o propósito de refletir sobre as representações sociais predominantes em homens professores em relação ao trabalho desenvolvido por profissionais do gênero masculino com crianças de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Normalmente, as representações predominantes na sociedade são de que as mulheres têm maiores condições para trabalhar com crianças por se associar a imagem feminina com o papel de mãe educadora. Mas o que pensam os homens professores a este respeito? Será que se sentiriam bem em desenvolver o seu trabalho educativo com crianças menores? Tais indagações pretendem seranalisadas neste estudo, que tem como elemento norteador o conceito de representações sociais proposto por Moscovici. A pesquisa qualitativa foi realizada com três homens do interior do Paraná que, tendo escolhido o magistério como principal profissão, passaram pela experiência de atuar tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, sendo que um deles trabalhou com turmas de educação infantil. Os resultados indicam que os homens encontram dificuldade para trabalhar com crianças, especialmente porque as representações predominantes na sociedade, e incorporadas pela maioria dos docentes, são de que as mulheres possuemhabilidades específicas, relacionadas à maternidade, que favorecem o trabalho voltado ao público infantil. No entanto, um dos docentes compreende que não são irreais as crenças de que as crianças preferem ter professoras mulheres, e que os homens também possuem algumas habilidades específicas, principalmente relacionadas à área de cálculo, que podem contribuir com o processo de formação de criança em idade escolar.Downloads
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Pubblicato
2011-12-18
Come citare
Gonçalves, J. P. (2011). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE HOMENS PROFESSORES SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO DESENVOLVIDO COM CRIANÇAS. Teoria E Prática Da Educação, 13(3), 45-52. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i3.10155
Fascicolo
Sezione
Artigos
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