AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TANTAS POSSIBILIDADES
Abstract
Este texto apresenta reflexões sobre ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de sua relação dialética com o campo de possibilidades. Com base em autores como Agnes Heller e José de Souza Martins, aborda o cotidiano como espaço de criação e reprodução de si mesmo. A partir de resultados de pesquisa empírica constatou-se a presença de práticas pedagógicas usuais entre diferentes professoras de anos iniciais de uma mesma rede de ensino frente aos alunos que não acompanham o ensino. A escolha destas práticas pedagógicas é discutida quanto à sua dimensão de criação e de reprodução, quanto a seu processo de naturalização diante do costume de sua adoção, quanto aos fins da educação. Neste sentido a educação é compreendida em uma perspectiva democrática, inclusiva e emancipadora. Os resultados da pesquisa instigaram a um estudo que elabora o conceito de campo de possibilidades na educação (nas relações entre as dimensões política, social, institucional e profissional), contextualizado na modernidade que anuncia o progresso, mas incorpora seus signos com lógicas tradicionais. O texto coloca em evidência a existência de um campo de possibilidades em permanente constituição, num jogo dialético de ser contexto e contextualizado em sua relação com as ações docentes, tendo por objetivo elaborar elementos para o debate sobre educação nos anos iniciais do ensino fundamental.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.