AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TANTAS POSSIBILIDADES

  • Ilana Laterman UFSC

Abstract

Este texto apresenta reflexões sobre ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de sua relação dialética com o campo de possibilidades. Com base em autores como Agnes Heller e José de Souza Martins, aborda o cotidiano como espaço de criação e reprodução de si mesmo. A partir de resultados de pesquisa empírica constatou-se a presença de práticas pedagógicas usuais entre diferentes professoras de anos iniciais de uma mesma rede de ensino frente aos alunos que não acompanham o ensino. A escolha destas práticas pedagógicas é discutida quanto à sua dimensão de criação e de reprodução, quanto a seu processo de naturalização diante do costume de sua adoção, quanto aos fins da educação. Neste sentido a educação é compreendida em uma perspectiva democrática, inclusiva e emancipadora. Os resultados da pesquisa instigaram a um estudo que elabora o conceito de campo de possibilidades na educação (nas relações entre as dimensões política, social, institucional e profissional), contextualizado na modernidade que anuncia o progresso, mas incorpora seus signos com lógicas tradicionais. O texto coloca em evidência a existência de um campo de possibilidades em permanente constituição, num jogo dialético de ser contexto e contextualizado em sua relação com as ações docentes, tendo por objetivo elaborar elementos para o debate sobre educação nos anos iniciais do ensino fundamental.


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Pubblicato
2011-11-21
Come citare
Laterman, I. (2011). AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE TANTAS POSSIBILIDADES. Teoria E Prática Da Educação, 13(1), 05-18. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i1.15315
Sezione
Artigos