DIDÁTICA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA
Resumen
O texto traz reflexões a partir de experiência ocorrida durante o Mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da disciplina de Didática do Ensino Superior ofertada para diversos programas pela Faculdade de Educação. A disciplina, de conteúdo mais teórico, propiciou discussões e reflexões sobre a importância da Didática, especialmente, no âmbito do Ensino Superior, onde não se percebe como prioridade a formação do corpo docente em programas de graduação e pós-graduação. Ao longo do texto, são abordados temas trabalhados em aula que envolveram o contexto das Universidades, a formação docente, os fundamentos epistemológicos do processo de ensino e de aprendizagem, a Didática e planejamento de ensino, que estiveram mais intimamente ligados à vivência propiciada pelo Estágio em Docência ocorrida no mesmo período, aliando, assim, teoria e prática. A experiência ocorreu no momento em que se iniciava a avaliação do Projeto político pedagógico do Curso de Psicologia da UFC e reflexões surgidas visam, assim, contribuir para a consolidação do referido Projeto, bem como para a formação de docentes mais críticos e cientes de seu compromisso social e político. A experiência mostra também a importância de espaços de discussão sobre a temática para a formação docente, tendo em vista demandar não apenas conhecimentos técnicos, mas envolver aspectos políticos, sociais, culturais, afetivos, dentre outros. Mais do que conhecimentos técnicos, a experiência mostrou que o estabelecimento de uma relação afetiva e uma postura mais participativa e crítica ampliam os horizontes do aprendizado e transformam pessoas.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.