O CONCEITO DE ANALOGIAS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA
Resumen
As analogias são comparações feitas entre domínios diferentes. São usadas no ensino para comunicar conceitos novos, pois permitem transferir o conhecimento de uma área para outra. Geralmente, fazem comparações entre um domínio observável e um não-observável, um abstrato e um concreto, um desconhecido e um conhecido. Muitos professores de Biologia e Ciências recorrem às analogias para tornarem suas aulas mais atrativas e compreensíveis. Entretanto, o uso das analogias exige certos cuidados para que conceitos não-desejáveis do análogo passem para o que se quer ensinar. Para colaborar com a qualidade do ensino de Biologia, esta pesquisa procurou saber quais são os conceitos prévios que licenciandos de Biologia possuem sobre analogias e verificar se esses conceitos poderiam ser alterados e suas analogias ser mais estruturadas após uma intervenção pedagógica, na forma de minicurso. Nesta atividade foram trabalhados os fundamentos do uso de analogias como recurso didático. Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado antes e depois da intervenção a uma turma de licenciandos do quarto ano de Biologia de uma instituição pública de Ensino Superior. Os resultados mostraram que a maioria dos acadêmicos não conseguia definir e exemplificar corretamente analogia enão sabia diferenciar analogia de metáfora. Após a intervenção pedagógica, os licenciandos apresentarammudanças conceituais: passaram a conceituar e exemplificar analogia corretamente; souberam diferenciar analogia de outros termos e reconheceram as analogias como importantes ferramentas didáticas. Esta pesquisa pretendeu colaborar com o reconhecimento do uso de analogias como uma metodologia didática eficaz e estimulante, colaborando assim para um ensino das ciências mais atrativo e criativo.Descargas
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Publicado
2011-12-18
Cómo citar
Rigolon, R. G., & Obara, A. T. (2011). O CONCEITO DE ANALOGIAS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA. Teoria E Prática Da Educação, 13(3), 19-31. https://doi.org/10.4025/tpe.v13i3.15556
Número
Sección
Artigos
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