A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ
Abstract
Este estudo trata da instrução na Província do Paraná no período que vai dos anos 1870 à Proclamação da República. A fonte básica do trabalho é a obra de Primitivo Moacyr subsidiada pelas seguintes questões norteadoras: quais foram os objetivos centrais que orientaram a preocupação com a difusão da instrução pública por parte do governo e da elite provincial? Inerente a este questionamento, pergunta-se: o que impedia a difusão da instrução pública? O estudo refere-se a projeto que se desenvolve sobre Primitivo Moacyr junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá-Pr e ao grupo de pesquisa “História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares”, bem como ao grupo de pesquisa GEPEDUC da Universidade Estadual do Norte do Paraná. O texto está organizado em duas seções: “Características gerais da obra de Primitivo Moacyr”, como memória da educação brasileira, e “A instrução pública na província do Paraná”, centrada em apontamentos destacados pelo autores sobre os rumos da instrução na província paranaense. O estudo revela como fatores impeditivos da difusão dainstrução pública a ausência de um sistema organizado de ensino na Província e no país; a fragilidade do orçamento e recursos direcionados para arcar com os custos de manutenção da escola pública; a extensão e abrangência territorial da nova provínciaDownloads
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Pubblicato
2012-02-26
Come citare
Machado, M. C. G., & Oliveira, L. A. de. (2012). A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 61-73. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16147
Fascicolo
Sezione
Artigos
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