NOS CAMINHOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMPRENSA PERIÓDICA E ARQUIVOS ESCOLARES EM MATO GROSSO
Abstract
O presente artigo pretende divulgar algumas contribuições para o campo de estudos históricos da educação, trazendo uma discussão acerca da imprensa periódica e dos arquivos escolares, delineando os caminhos percorridos no que tange ao uso destas fontes em História da Educação, objeto de estudo em universidades públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, visando à organização de instrumentos de pesquisa. A abordagem histórica encontra-se centrada na pesquisa documental e na pesquisa bibliográfica, e vem sendo desenvolvida mediante a utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais dos arquivos públicos e arquivos escolares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aliados a um referencial teórico ligado à História, História da Educação e Arquivologia. Os resultados apontam que o esforço inicial empreendido permitiu reunir um conjunto de documentos, que viabiliza estudos sob diversas abordagens na educação matogrossense e sul-matogrossense, no que tange à organização da instrução pública no estado, ao funcionamento e à organização das instituições de ensino. Diante do exposto, o artigo indica e buscaestimular iniciativas congêneres rumo à consolidação do campo de estudos e pesquisas em História da Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fomentando e fortalecendo o que se convencionou chamar de rede de sociabilidadesDownloads
I dati di download non sono ancora disponibili
Pubblicato
2012-02-26
Come citare
Furtado, A. C., & Pinto, A. A. (2012). NOS CAMINHOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMPRENSA PERIÓDICA E ARQUIVOS ESCOLARES EM MATO GROSSO. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 47-59. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16154
Fascicolo
Sezione
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.