NOS CAMINHOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMPRENSA PERIÓDICA E ARQUIVOS ESCOLARES EM MATO GROSSO

  • Alessandra Cristina Furtado UFGD
  • Adriana Aparecida Pinto UFMS
Palavras-chave: História da Educação, Fontes, Imprensa Periódica, Arquivos Escolares

Resumo

O presente artigo pretende divulgar algumas contribuições para o campo de estudos históricos da educação, trazendo uma discussão acerca da imprensa periódica e dos arquivos escolares, delineando os caminhos percorridos no que tange ao uso destas fontes em História da Educação, objeto de estudo em universidades públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, visando à organização de instrumentos de pesquisa. A abordagem histórica encontra-se  centrada  na pesquisa documental e na pesquisa bibliográfica, e vem sendo desenvolvida mediante a utilização de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais dos arquivos públicos e arquivos escolares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aliados a um referencial teórico ligado à História, História da Educação e Arquivologia. Os resultados apontam que o esforço inicial empreendido permitiu reunir um conjunto de documentos, que viabiliza estudos sob diversas abordagens na educação matogrossense e sul-matogrossense, no que tange à organização da instrução pública no estado, ao funcionamento e à organização das instituições de ensino. Diante do exposto, o artigo indica e buscaestimular iniciativas congêneres rumo à consolidação do campo de estudos e pesquisas em História da Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fomentando e fortalecendo o que se convencionou chamar de rede de sociabilidades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Furtado, UFGD
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São PauloP. Mestre em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista – Campus de Franca/São Paulo. Licenciada e Bacharel em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da  Universidade Estadual Paulista – Campus de Franca/São Paulo. Professora Adjunta II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/Mato Grosso do Sul.
Adriana Aparecida Pinto, UFMS
Doutoranda em Educação pela  Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara- São Paulo. Mestre em Educação pela  UNESP - Campus de Marília – São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara – São Paulo. Professora Assistente III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim – Mato Grosso do Sul.
Publicado
2012-02-26
Como Citar
Furtado, A. C., & Pinto, A. A. (2012). NOS CAMINHOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMPRENSA PERIÓDICA E ARQUIVOS ESCOLARES EM MATO GROSSO. Teoria E Prática Da Educação, 14(2), 47-59. https://doi.org/10.4025/tpe.v14i2.16154
Seção
Artigos