Avaliação educacional e inclusão: implicações no trabalho docente

  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro UNIVILLE
  • Mariana Datria Schulze UNIVILLE
  • Marina de Almeida Ribeiro UNIVILLE

Abstract

Pesquisas apontam a  avaliação no contexto da educação inclusiva como uma temática cada vez mais discutida, tanto por seu envolvimento direto com o processo ensino-aprendizagem, como no processo de constituição do sujeito a partir das relações estabelecidas no ambiente escolar permeado pela diversidade. O objetivo principal deste estudo foi investigar as concepções de professores quanto ao processo de avaliação de estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como o sentido e a finalidade da avaliação educacional para os professores, a existência de diferenças entre as práticas adotadas no processo avaliativo e suas percepções quanto à aplicabilidade das diretrizes nacionais pertinentes ao tema no contexto de sala da aula. Baseado em pesquisa realizada pelas autoras, fundamenta-se em diferentes autores que discutem a temática da avaliação na educação inclusiva, tais como Esteban (2002), Fernandes e Viana (2009), Freitas (2008), Jesus (2004), entre outros. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com dez professores de uma escola pública e uma particular, e um representante da equipe diretiva de cada escola. Os principais resultados indicam que a avaliação está focada no estudante, sem a compreensão de outras instâncias envolvidas no processo, como as políticas públicas, a gestão da escola e as ações pedagógicas dos professores. Os docentes relataram dificuldades quanto à aplicabilidade das diretrizes governamentais referentes à educação inclusiva. Práticas diferenciadas entre os estudantes com e sem necessidades educacionais especiais também foram reveladas. No entanto, percebem-se movimentos de rupturas na concepção e prática da avaliação educacional.

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Biografie autore

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, UNIVILLE
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, deficiência, educação, ensino e aprendizagem
Mariana Datria Schulze, UNIVILLE
Mestranda em Educação / Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
Marina de Almeida Ribeiro, UNIVILLE
Pós-Graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas / Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE
Pubblicato
2012-09-10
Come citare
Cordeiro, A. F. M., Schulze, M. D., & Ribeiro, M. de A. (2012). Avaliação educacional e inclusão: implicações no trabalho docente. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 91-103. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18568
Sezione
Artigos