Education in Gramsci

  • Paolo Nosella UFSCAR
  • Mário Luiz Neves de Azevedo UEM
Keywords: Gramsci, Unitary School, State

Abstract

The article discusses about Education in Gramsci, presenting some fundamental concepts of his thought such as "State", "unitary society", "unitary school”, "hegemony" and "historic bloc ".

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paolo Nosella, UFSCAR
Nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância. Revalidou o curso de Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), colando grau no ano de 1971. No ano seguinte, na mesma Instituição, colou grau de Bacharel em Teologia. Fez Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor Titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Em Janeiro de 2007, se aposentou. Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Orienta Dissertações e Teses em Educação, em três linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Escolares; História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas. É autor de capítulo dos seguintes livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância. É co-autor dos livros: A Educação Negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre. É autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político? ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq. Atualmente, desenvolve um projeto sobre Ensino Médio: formação ou profissionalização.Universidade Nove de Julho, Centro de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.
Av. Francisco Matarazzo, 612
Água Branca
05001-100 - Sao Paulo, SP - Brasil
Published
2013-03-17
How to Cite
Nosella, P., & Azevedo, M. L. N. de. (2013). Education in Gramsci. Teoria E Prática Da Educação, 15(2), 25-33. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i2.20180
Section
Articles