O que podemos aprender sobre os povos indígenas em apostilas de história/ensino médio do Sistema de Ensino Ser

  • Iara Tatiana Bonin Universidade Luterana do Brasil
  • João Carlos Amilibia Gomes Universidade Luterana do Brasil

Abstract

A expansão do mercado editorial de materiais didáticos, no Brasil, e o surgimento de novos produtos destinados à escola reforçam a necessidade de uma análise crítica das informações, imagens e conteúdos apresentados em tais artefatos. O presente artigo discute algumas representações de povos indígenas constituídas em apostilas do sistema de ensino SER, produzidas e comercializadas pelo Grupo Abril e endereçadas aos professores de História do Ensino Médio. Na análise, observou-se que, apesar das visíveis mudanças na roupagem das apostilas – quando comparado ao tradicional livro didático –, a narrativa histórica mantém-se alicerçada em uma periodização eurocêntrica. Por um lado, são verificadas simplificações semânticas e estereótipos, ao abordar as culturas e formas de viver indígenas e a naturalização de um lugar social subordinado para estes povos e suas culturas, em relação ao modo de ser europeu. Por outro lado, no texto das apostilas, destacam-se pontualmente episódios que evidenciam a resistência indígena, como também algumas formas atuais de luta pela garantia das terras e pela conquista de direitos específicos.

 

 

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Come citare
Bonin, I. T., & Gomes, J. C. A. (1). O que podemos aprender sobre os povos indígenas em apostilas de história/ensino médio do Sistema de Ensino Ser. Teoria E Prática Da Educação, 16(2), 105-115. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i2.24370
Sezione
Artigos