Atuação dos professores indígenas egressos de cursos superiores no Estado de Mato Grosso
Resumen
A preocupação com a formação continuada dos professores indígenas em nível superior tem sido constante, uma vez que a UNEMAT oferta quatro cursos de Licenciatura Intercultural para indígenas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os dados coletados e processados sobre a atuação dos professores indígenas egressos das Licenciaturas Interculturais da UNEMAT. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de observação participante, utilizando-se de visitas às aldeias, entrevistas formais e informais, anotações em diários de campo, gravações em áudio e registro fotográfico. Como resultados, foram identificadas avaliações positivas apontadas por professores, pais e alunos, como a manutenção e valorização da história e da cultura das etnias, além de dificuldades a serem superadas, como a falta de disponibilização de materiais didáticos. Foram levantadas demandas de formações almejadas, sendo destacada a pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.