O Observatório da Educação Escolar Indígena e a experiência piloto de formação de mestres e doutores indígenas em linguística teórica, descritiva e histórica no Brasil

  • Ana Suelly Arruda Câmara Cabral Universidade de Brasília
  • Joaton Suruí Universidade de Brasília
  • Lucas Manchineri Universidade de Brasília
  • Suseile Andrade de Sousa Universidade de Brasília
  • Warý Kamayurá Universidade de Brasília
  • Altaci Correa Rubim Universidade de Brasília

Abstract

Este artigo reúne reflexões sobre a formação em linguística, em nível de pós-graduação, de professores e pesquisadores indígenas e não indígenas, tendo como referência as necessidades prementes do ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias e da formação de professores nos diferentes níveis de ensino para a tarefa de ensinar essas línguas, conhecendo-as também em uma perspectiva linguística, isto é, científica. As reflexões apresentadas tomam por base observações feitas durante o desenvolvimento das ações do projeto – oficinas, cursos de extensão, produção de material didático, produção de DVDs e CDs de músicas, disciplinas linguísticas – todas voltadas para a documentação, análise, descrição e o ensino das línguas indígenas brasileiras, com a fundamental e esclarecida participação de professores pesquisadores indígenas das respectivas etnias.

 

 

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Come citare
Cabral, A. S. A. C., Suruí, J., Manchineri, L., Sousa, S. A. de, Kamayurá, W., & Rubim, A. C. (1). O Observatório da Educação Escolar Indígena e a experiência piloto de formação de mestres e doutores indígenas em linguística teórica, descritiva e histórica no Brasil. Teoria E Prática Da Educação, 16(2), 157-168. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i2.24374
Sezione
Artigos