Educação escolar indígena: interculturalidade e cosmovisão na revitalização da língua e cultura Xokleng/Laklãnõ

  • Ernesto Jacob Keim Rede Estadual e Municipal de Ensino
  • Fernando dos Santos Universidade Regional de Blumenau

Abstract

Este texto apresenta uma síntese das ações e interações desenvolvidas junto ao povo Xokleng/Laklãnõ, que ocupa a Terra indígena Laklãnõ, em SC, vinculando-se a um projeto financiado pelo Programa Observatório Educação Escolar Indígena (CAPES/INEP). Ele relata desafios enfrentados para desencadear a revitalização da língua e cultura desse povo por meio da educação escolar. O texto apresenta uma síntese da história milenar desse povo e o processo de silenciamento e genocídio a que foram submetidos. Além disso, realiza uma análise da realidade do contexto escolar na perspectiva da interculturalidade e da cosmovisão que, por sua vez, identifica essa comunidade originária como povo, como meio para refletir os desafios referidos. Mostra, também, de forma breve, a construção teórica entendida como possibilidade de oferecer aos professores indígenas recursos para desencadearem um processo de autonomia e emancipação, por meio de dissertações que têm como foco a instrumentalização e a recomendação de ações que possam promover a revitalização e pró-revitalização da língua, cultura e cosmovisão ancestral desse povo originário.

 

 

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Come citare
Keim, E. J., & Santos, F. dos. (1). Educação escolar indígena: interculturalidade e cosmovisão na revitalização da língua e cultura Xokleng/Laklãnõ. Teoria E Prática Da Educação, 16(2), 169-183. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i2.24375
Sezione
Artigos