<b>Problematizações acerca da homofobia no contexto escolar a partir da perspectiva pós-crítica
Abstract
Estruturada em um contexto sociopolítico pautado por normas regulatórias dos corpos/subjetividades que instituem a heterossexualidade como “dado natural” (heteronormatividade), a homofobia constitui-se um mecanismo que determina quais sujeitos serão reconhecidos como legítimos em determinado contexto social. Inspirados nos estudos pós-estruturalistas e teoria queer, este artigo objetiva compreender se a homofobia pode ser concebida como uma tática discursiva heteronormalizadora e quais os “efeitos de verdade” dela resultantes durante os processos formativos escolares. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, apresentam-se problematizações acerca da homofobia no contexto escolar a partir da perspectiva pós-crítica, bem como apontamentos sobre possíveis práticas educativas que auxiliem o combate a essa forma de violência contra sujeitos LGBTTTI. Pensar em um ambiente escolar que leve em consideração as sexualidades não heterocentradas pode contribuir para a construção de uma educação baseada em princípios humanistas, democráticos, integradores e em prol da equidade. Assim, a educação poderia cumprir sua “função” social e atuar em favor de uma formação crítica e política. As diferenças devem ser compreendidas como produções sociais que se sustentam sobre a lógica de determinados discursos. Ao modificar-se o ponto de vista, algumas dessas “diferenças” passariam a ser consideradas como possibilidades de configuração de novas, e talvez inéditas, expressões de vida, fato que denuncia o caráter arbitrário com que as identidades sexuais LGBTTTI são marcadas pela heteronormatividade.
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